26 de março de 2023

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo representam os sete monumentos considerados mais importantes e belos segundo sua história e arquitetura. Eles foram escolhidos pelos gregos na antiguidade.

Pirâmides do Egito

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

As Pirâmides do Egito, localizadas na Necrópole de Gizé, são túmulos de pedra construídos durante o período antigo, próximo a cidade do Cairo, no Egito. Foram erigidos para abrigar os corpos dos reis do Egito Antigo, os faraós.

Ainda que sejam 123 pirâmides construídas, três delas merecem destaque: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Além das pirâmides, a Esfinge de Gizé também faz parte da necrópole. É uma representação gigante de um ser com corpo de leão e uma cabeça humana com turbante real. Está voltada para o sentido do sol nascente.

Dentre as sete maravilhas do mundo antigo, somente as pirâmides sobreviveram com o passar do tempo.

Jardins Suspensos da Babilônia

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Reunião de alguns montes artificiais construídos na cidade da Babilônia (atual Iraque), à margem do rio Eufrates, em pedido do Rei Nabucodonosor II que governou entre 605 e 562 a.C., e que supostamente o construiu para uma mulher amada. Reza a lenda que sua mulher nascida em terras montanhosas, sentia muitas saudades de casa e do relevo montanhoso.

Até hoje não foi comprovada sua existência. Alguns historiadores acreditam que se trata de um local mítico, o qual fora mencionado em alguns textos antigos. Os jardins suspensos da Babilônia são descritos como um palácio, com grandes terraços e com um belo jardim oriental, formado por fontes e diversas plantas.

Estátua de Zeus em Olímpia

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Durante o período da Grécia antiga foi erigida uma estátua na cidade de Olímpia para o senhor dos deuses e dos homens que habitava o Monte Olimpo: Zeus.

Construída pelo escultor grego Fídias por volta de 430 a.C., a estátua no templo de Zeus, possuía cerca de 15 metros de altura sendo formada por materiais nobres como o ouro, marfim e mármore.

A estátua de Zeus foi considerada o monumento mais belo, perfeito e importante para os gregos na antiguidade. Foi destruída após um terremoto que ocorreu supostamente no século XIII.

Colosso de Rodes

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Imensa Estátua do Deus grego do Sol, Hélio, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor grego Carés de Lindos, na Ásia Menor mais precisamente na ilha de Rodes (Grécia), no mar Egeu. A estátua foi feita de bronze, possuía cerca de 30 metros de altura e pesava 70 toneladas.

Estava posicionada na entrada do porto, e, portanto, quem entrava na cidade via sua imponente figura. A estátua tinha uma perna posicionada em cada margem e em sua mão direita segurava uma tocha para guiar os barcos durante a noite. Foi destruída por um terremoto que atingiu o local, tendo sobrevivido cerca de meio século.

Templo de Diana

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Também conhecido como o “Templo de Ártemis” em Éfeso (atual Turquia), é considerado o maior templo da antiguidade. Esse templo majestoso foi erigido no ano de 550 a.C. em nome da deusa romana da lua, da caça e da castidade Diana (Deusa grega Ártemis).

No entanto, ele foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato que tinha o objetivo de ser lembrado como o incendiário do templo. Com 91 metros de comprimento por 45 metros de largura aproximadamente, ele foi construído em mármore.

Mausoléu de Halicarnasso

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Grande túmulo construído no ano de 353 a.C. para o Rei Persa chamado Mausolo. Foi desenhada pelos arquitetos Sátiro e Pítis e os escultores Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo.

O mausoléu, com cerca de 45 metros de altura, foi construído em mármore, bronze e ouro na cidade de Halicarnasso (atual Turquia). Atualmente, ele se encontra em ruínas visto que fora afetado por diversos terremotos.

Farol de Alexandria

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Construído pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido, por volta de 250 a.C. o Farol de Alexandria está localizado na Ilha de Faro em Alexandria, no Egito. Feito de mármore, possuía cerca de 150 metros de altura e servia de auxílio para as embarcações.

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno (ou Novas Sete Maravilhas do Mundo) representam os monumentos mais importantes da modernidade segundo sua história e arquitetura.

Escolhidos por meio de pesquisa aberta e divulgados no dia 07 de julho de 2007, eles foram apresentados numa cerimônia no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal. Uma das sete maravilhas do mundo moderno está no Brasil: O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Coliseu de Roma (Itália)

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Localizado na capital italiana, Roma, o Coliseu (ou Anfiteatro Flaviano) é o maior anfiteatro do mundo com 45 metros de altura e que abrigava cerca de 50 mil pessoas.

Esse monumento arquitetônico cilíndrico foi construído na Antiguidade (cerca de 70 d.C.) sendo um dos símbolos mais emblemáticos do Império Romano.

O local era utilizado para grandes espetáculos com animais selvagens e nas lutas entre gladiadores. Atualmente, é um dos locais mais visitados da Itália, sendo possível encontrar parte de sua estrutura.

Chichén Itzá (México)

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Localizada na península de Yucatán, a cidade arqueológica (ou Cidade Templo) foi a capital da civilização maia, fundada aproximadamente em 450 a.C.. Importante centro político e econômico dos maias, ela foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1988.

A Chichén Itzá é formada pela pirâmide de Kukulkan (El Castillo), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. Atualmente é um dos locais mais visitados no México.

Machu Picchu (Peru)

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Construída no século XV, o Machu Picchu está localizado a 2400 metros de altitude, no cume de uma das montanhas da Cordilheira dos Andes, próximo a Cusco, no Peru.

Considerada patrimônio mundial pela Unesco, o Machu Picchu representa o local onde floresceu parte da civilização Inca e por isso, é também chamado de “cidade perdida dos Incas”.

Foi construída majoritariamente em pedra e está bem conservada até os dias atuais, uma vez que os espanhóis quando conquistaram parte da América do Sul, não encontraram o local, que foi redescoberto por um professor estadunidense (Hiram Bingham) em 1911. Atualmente é um dos locais mais visitados do Peru.

Cristo Redentor (Brasil)

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Localizado no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, o monumento de Jesus Cristo é um dos ícones mais importantes do país, sendo um cartão postal da cidade maravilhosa.

Construído de concreto e pedra-sabão, o Cristo Redentor está localizado a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 (Dia de Nossa Senhora da Aparecida) e possui 38 metros de altura e 28 metros de largura.

Localizado no Parque Nacional da Tijuca, o Cristo de braços abertos representa um grande símbolo do cristianismo, sendo um dos locais mais visitados do país.

Muralha da China (China)

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Grande construção em pedra, granito e tijolo, a Muralha da China (ou Grande Muralha) foi construída entre os séculos III a.C. e XVII d.C., e possui cerca de 20 mil quilômetros e 7 metros de altura.

Foi erguida a mando do Imperador Chinês Qin Shihuang e tinha como principal função a proteção militar. Foi construída durante diversas dinastias da China Imperial. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas da China.

As Ruínas de Petra (Jordânia)

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Situada na Jordânia, no Oriente Médio, as ruínas de petra representam um cidade histórica e arqueológica que foi construída cerca de 300 a.C., sendo esculpida nos penhascos de arenito núbio.

As ruínas de Petra estão incluídas na categoria de Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1985. O local representa o que restou da ocupação de diversas civilizações (edomitas, nabateus, árabes, romanos, bizantinos) que floresceram durante a antiguidade. Foi parcialmente destruída por terremotos que ocorreram na região cerca de 550 d.C..

Taj Mahal (Índia)

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

O Taj Mahal é uma das construções mais famosas da Índia, eleita patrimônio mundial pela Unesco. Localizado em Agra, o suntuoso mausoléu foi construído em mármore branco em meados do século XVII a mando do imperador Shan Jahan, em homenagem a morte de sua mulher Aryumand Banu Begam que morreu ao dar à luz ao 14° filho.

É considerado uma das maiores provas de amor do mundo e atrai milhões de visitantes todos os anos. Estima-se que foi erguido com a força de 22 mil homens. Além do mármore, o Taj Mahal é composto por diversas pedras preciosas.

Na sua opinião quais são os mais relevantes? As 7 maravilhas do mundo antigo ou do mundo moderno. Na minha, as do mundo antigo são mais estrondosas e gigantescas pois naquele tempo não havia tanta tecnologia para as grandes construções!

Pastor Antonio Romero Filho

https://www.todamateria.com.br

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: