
Todos sabemos a avestruz é a maior ave do mundo, seguida pela ema, mas o que muitas pessoas não sabem é a terceira ave do mundo, o casuar. O nome desse animal em extinção é derivado de duas palavras papuas – kasu , que significa chifres, e weri , que significa cabeça (mais especificamente seu casque proeminente) – e foi nomeada a ave mais perigosa o mundo.
Eles são descendentes de dinossauros
Alguns reivindicam o casuar para parecerem um “peru pré-histórico gigante”, mas na verdade são descendentes de dinossauros. Parecendo um pouco como uma combinação de peru e avestruz, seu corpo apresenta diferentes cores e texturas (de penas a pele) como a de um dinossauro, do grande corpo de penas pretas até a pele azulada na cabeça e a pele avermelhada. seu pescoço para pernas de cor azul-cinza. Sua descida dos dinossauros suporta a classificação do casuar como a “ave mais perigosa da Terra”.
São aves que não voam
Devido à falta de uma estrutura peitoral que permita o apoio dos músculos necessários para voar, o casuar, como o ema e o avestruz, é outro pássaro que não voa. Embora eles não possam voar, eles certamente podem lutar, saltando a até dois metros do chão, e podem correr a uma velocidade de até 50 quilômetros por hora.
Eles usam seu casco e sua garra em auto – defesa
Como eles não podem fugir de uma briga, os casados se adaptaram para usar seu casco e sua garra para se protegerem e se manterem firmes. O casque é uma crista parecida com um capacete localizada no topo de sua cabeça que cresce para cerca de 15 centímetros de comprimento e 17 centímetros de altura, o que previne qualquer lesão craniana ao casuar durante as lutas. Em uma luta eles ficarão o mais alto possível, agitarão suas penas e assobios, e abaixarão a cabeça para mostrar seu casco antes de atacar.
Eles não apenas fazem uso do casco, mas sua garra média age como um punhal. , com 12 centímetros de comprimento, e pode causar sérios danos – é bem capaz de matar um cachorro.
Eles não atacarão sem motivo
Apesar de sua reputação, o casuar não atacará sem razão. Eles são criaturas tímidas e preferem evitar o confronto sempre que possível; no entanto, eles são muito territoriais e defensivos de seus jovens. Na maioria das vezes, a principal razão para o ataque é a defesa pessoal pelas razões acima mencionadas, bem como devido à expectativa de comida das pessoas que se aproximam deles.
Eles atacam até 200 pessoas todos os anos
Chute de karatê rápido Quem quer que os aproxime com suas pernas poderosas, mais de 200 ataques de casacas são relatados todos os anos. Destes 200, 70% dos ataques ocorrem devido a pessoas que tentam se aproximar do casuar, querendo alimentá-los, fazendo com que o casuario se sinta ameaçado. Embora haja centenas de ataques todos os anos, a última morte registrada causada por um casuar foi em 1926.
São as aves mais pesadas da Austrália
Com uma altura entre 1,5 e 2 metros e pesando entre 110 e 160 quilos, a casuar foi considerada a ave mais pesada da Austrália. Embora as fêmeas adultas sejam maiores e mais agressivas que os machos, ambas são aves imprevisíveis.
Elas são responsáveis por manter nossas florestas saudáveis
Localizadas no extremo norte da Austrália, geralmente nas florestas tropicais do norte de Queensland, o casuar é responsável pela distribuição e germinação de plantas em toda a área. Sendo frugívoros (comedores de frutas), várias sementes e bagas não digeridas são liberadas através de sua defecação, permitindo que as sementes se transformem em novas plantas. Como resultado, os cassowaries são os jardineiros naturais das florestas tropicais!
Ficha técnica

Nome científico: Casuarius casuarius
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Casuariidae
Características: A fêmea da espécie costuma ser maior que o macho, chega a medir cerca de 1,70 m a 2 m de comprimento e pesar 59 kg. Possuem cabeça e pescoço sem penas, na cor azul e vermelho negrito, o restante do seu corpo é coberto pelo preto ou por um marrom escuro.
Distribuição Geográfica: Nativa da Oceania.
Habitat: Habitam principalmente florestas tropicais, onde há um grande número de árvores disponíveis para produzirem os frutos de que se alimentam.
Alimentação: Frugívoro. Mas também podem se alimentar de insetos, pequenos vertebrados e fungos.
Reprodução: A fêmea da espécie é poliândrica, pois ela propiciará com 2 ou 3 machos. Faz seu ninho no chão sobre uma camada de vegetação, e geralmente deposita quatro ovos – podendo colocar mais de 10 -, que serão incubados por até 61 dias.
Expectativa de vida em cativeiro: Entre 20 a 40 anos.
Status de Conservação: Pouco preocupante.
Curiosidades:
Considerada como a ave mais perigosa do mundo devido os seus mecanismos de defesa que tem nas asas e patas.
Além dos ataques a humanos, cachorros também costumam ser perseguidos pela ave.
O casuar odeia cães porque é muito caçado por dingos – espécie de cão selvagem da Austrália. O ataque pode ser feito com chutes da ave para frente e para trás.
Fontes: https://pt.yourtripagent.com – https://www.tricurioso.com – https://meusbichos.com.br