5 de dezembro de 2022

Deus quer nos despertar, para cumprirmos nosso papel de igreja e não nos calarmos diante dos desafios. É tempo de nos prepararmos e levarmos palavras de vida eterna àqueles que precisam.

As estratégias Ele já preparou, são espirituais e poderosas em Deus e estão à nossa disposição, veja aqui o grande desafio da igreja de hoje, pois são bilhões de almas que carecem de salvação, e a nossa responsabilidade é ir até eles e falar-lhes do Amor de Deus e da salvação que há em Cristo Jesus.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.”  (Mc 16:15-16)

10 – Judaísmo

14 milhões – O Judaísmo é a terceira maior religião abraâmica do mundo. Suas crenças são originárias do Torá, que é composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia Cristã e também pela Bíblia Hebraica, que contém os mesmos textos do velho testamento da Bíblia Protestante. Aproximadamente 42% dos judeus vivem em Israel, 42% nos Estados Unidos e Canadá e a maioria restante vive na Europa.

9 – Espiritismo

15 milhões – O Espiritismo apesar de ser uma religião autônoma e completa apenas no Brasil, existem muitos adeptos em várias partes do mundo. Tomou forma de doutrina pela universidade dos ensinos dos espíritos pelo pedagogo francês Allan Kardec, após observar a prática de uma sessão espírita chamada Mesas Girantes que consiste em pessoas que se sentam ao redor da mesa e colocam as mãos sobre ela e esperam que a mesa se movimente, acreditando então que isso é um meio de comunicação com os espíritos de mortos.

8 – Siquismo

28 milhões – O Siquismo é uma religião indiana concentrada principalmente nas regiões da Índia, Austrália, Sudeste da Ásia, Reino Unido e Europa Ocidental. É um mistura de hinduísmo com islamismo. Em seus templos está o livro sagrado o Guru Granth Sahib, não sendo permitido estátuas no local. E visitar diariamente os templos é um dever de todos os adeptos desta religião, que devem entrar com a cabeça coberta e pés descalços e lavados em sinal de reverência.

7 – Xintoísmo

65 milhões – O Xintoísmo é uma religião japonesa. Os adeptos desta religião cultuam a natureza, os ancestrais e vários deuses. Eles possuem suas escrituras sagradas, porém não são considerados textos revelados ou de caráter sobrenatural. Esta religião não exige de seus fiéis a prática de suas crenças.

6 – Religião Popular Chinesa

500 milhões – A maior concentração de adeptos da Religião Popular Chinesa, encontra-se na Ásia Oriental, Singapura, Vietnã e Malásia. Eles cultuam vários deuses, praticam diversas crenças e tradições e o culto aos antepassados é considerado de fundamental importância para os chineses.

5 – Religião Étnica

600 milhões – Religião Étnica ou folclóricas são religiões organizadas oficialmente por um conjunto de sacerdotes ou ministros sagrados e tem como principais características a semelhança dos fiéis em língua, cultura e genética. Como exemplo de etnia no Brasil podemos citar as religiões tribais dos povos indígenas e o candomblé, que é derivado do animismo africano.

4 – Budismo

900 milhões – O Budismo é uma religião indiana com a maior concentração de adeptos na Ásia, Austrália e partes da Rússia. Seguem várias tradições, crenças e práticas baseadas nos ensinos de Buda que nasceu por volta de 566 a.C. Para se caracterizar como budista o adepto deve encontrar refúgio nos Três Tesouros: Buda (o mestre), Dharma (ensinamentos das leis do universo) e Sangha (comunidade budista).

3 – Hinduísmo

1 bilhão – O Hinduísmo é uma religião indiana e segundo o livro História das Grandes Religiões, “o hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro do seu quadro peculiar, socialmente divido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação”. Esta religião não possui fundador, praticam diversas tradições e cultuam oficialmente cerca de 330 milhões de divindades e extraoficialmente cerca de 1 bilhão e tem como centro um espírito supremo cósmico.

2 – Islamismo

1,6 bilhões – O Islã, como segunda das maiores religiões do mundo, também é a segunda maior religião abraâmica. O Alcorão é o seu livro sagrado que acreditam ser a palavra final e literal de Deus ou Alá, revelada pelo profeta Maomé, e que nunca foi alterada e personagens como Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus, Maria e João Batista, são citados no Alcorão . Os muçulmanos também acreditam que Deus lhes enviou outros livros mas que foram parcialmente alterados, dentre eles estão os 5 livros de Moisés, os Salmos de Davi e os evangelhos de Jesus Cristo que eles consideram apenas como profeta.

1 – Igreja Católica Romana

1,285 bilhões – O Catolicismo romano é uma das instituições religiosas mais velhas do mundo, ela ensina que é a única igreja verdadeira, fundada por Jesus Cristo, que seus bispos são sucessores dos apóstolos, o Papa sucessor de São Pedro e a Virgem Maria venerada como a Rainha do Céu. E dentro desses ensinos surgiram uma variedade de ênfases teológicas e espirituais, dentre as quais estão as igrejas particulares sui iuris (do próprio direito), que são agrupadas por rito.
Pastor Antonio Romero Filho

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: