Experimentar as comidas típicas do Chile é um jeito diferente de conhecer um dos principais destinos da América do Sul.

Acredite: basta provar os pratos típicos do país andino para aprender mais sobre a cultura local e os costumes do povo chileno!

O melhor de tudo é que essa experiência turística ainda permite que você desfrute de pratos incríveis, que reproduzem tradições milenares e utilizam ingredientes ricos em textura e sabor.

Para te ajudar a montar seu roteiro gastronômico chileno, fizemos uma seleção com os pratos que vão enriquecer ainda mais a sua viagem! Veja só!

Comidas típicas do Chile: o que experimentar na sua viagem?

A gastronomia chilena carrega em cada receita as influências deixadas pelos povos ancestrais e pelos colonizadores europeus, servindo como uma espécie de “banco de tradições”.

Os ingredientes levam não apenas sabor ao prato, mas também modos de preparo e costumes que remontam a séculos de história, como as empanadas, os pastéis de choclo e muitas delícias à base de frutos do mar, carnes e peixes.

Sem contar na variedade de vinhos que chegam à mesa dos chilenos: a bebida de uvas fermentadas é a verdadeira paixão nacional!

Por essas e outras, a nossa dica para a sua viagem pelo Chile é: “prepare-se”, pois você vai mergulhar em uma das gastronomias mais ricas em sabor e história do continente!

Qual é o prato típico do Chile?

As comidas típicas do Chile refletem diretamente as influências deixadas pelos indígenas, pelos povos andinos pré-colombianos e pelos colonizadores europeus que ali desembarcaram no século XVI.

Isso significa que você encontrará elementos de todas essas culturas nos principais pratos consumidos no país, incluindo o milho e a quinoa dos indígenas e povos andinos, bem como as diferentes carnes dos europeus.

Os frutos do mar são as estrelas da culinária litorânea do país, banhado pelo Pacífico, com destaque para machas a la parmesana, à base de mexilhões frescos, e ostiones al pil pil, ostras que recebem um tratamento bastante condimentado.

O milho, ou “choclo”, é o ingrediente mais importante em delícias como cazuelas e tortillas de rescoldo.

Gosta da mistura entre terra e água em receitas que levam frutos do mar e carnes? Você vai se encantar pelo curanto, um refogado de carnes, mariscos e batatas cheio de sabor, preparado em um buraco na terra!

Apontar, porém, qual é o principal prato típico do Chile pode ser um grande desafio.

São tantas delícias consumidas em grandes proporções por todo o país, como o ceviche, o caldo de congrio e o chacarero, que não existe consenso em torno de uma paixão nacional!

O que os chilenos comem no almoço?

O que os chilenos comem no almoço?
Fonte: Pixabay

Se em alguns lugares o café da manhã é considerada a refeição mais importante do dia, no Chile esse título é do almoço, a maior refeição que os chilenos consomem diariamente.

Em geral, o almoço acontece por volta das 14h e inclui cazuela, um ensopado à base de arroz, batata, milho e carne, pastéis de milho e vegetais cozidos.

A refeição também é tradicionalmente acompanhada por pães e molhos condimentados.

Além da comida chilena, o almoço também inclui bebidas, como vinho, sucos ou até mesmo água, e uma sobremesa.

Quais são as comidas típicas do Chile?

Quer descobrir que surpresas te esperam em seu roteiro gastronômico chileno? Prepare-se para uma viagem inesquecível por sabores acentuados!

Confira as principais comidas típicas do Chile!

Completo 

O completo é uma iguaria da culinária chilena bastante comparada ao cachorro-quente brasileiro, embora leve alguns ingredientes bem diferentes.

O sanduíche é preparado no pão, com salsicha, chucrute (uma espécie de repolho em conserva fermentado), tomate em cubinhos, purê de abacate e maionese.

Embora o sabor seja bem diferente do cachorro-quente do Brasil, o completo é também bastante saboroso e pode ser uma alternativa rápida e barata de refeição entre um passeio e outro!

Curanto 

Curanto
Fonte: Esteban Varas

O curanto é um prato que chama mais a atenção pela forma de preparo do que pelos ingredientes utilizados na receita.

O prato, bastante popular na região de Chiloé, consiste em uma mistura de diferentes carnes (bovina, suína e peixes) com batatas.

Tudo é preparado em um buraco no chão com 15 cm de profundidade, onde são depositadas pedras em brasa e folhas aromáticas que cobrem os ingredientes, que ali cozinham por horas.

O prato é tão saboroso e tradicional que tem até um festival para chamar de seu mais ao sul do Chile!

Ceviche 

Assim como no Peru, o ceviche é também um prato muitíssimo popular no Chile e pode ser encontrado em praticamente qualquer restaurante.

A iguaria é feita a partir de peixe cru, de carne branca e firme, marinado em suco cítrico, geralmente de limão ou lima.

O peixe em cubos também pode ser acompanhado por outros frutos do mar, como camarões, lagostas e polvos.

Lomo a lo Pobre 

O lomo a lo pobre é uma comida típica chilena fácil de preparar e bastante parecida com o tradicional prato feito, ou PF, brasileiro.

O preparo consiste em filé mignon ou lombo coberto por ovos fritos e batatas fritas: uma delícia que pode ser encontrada em qualquer restaurante ou nas casas dos chilenos!

Pastel de Choclo 

Pastel de Choclo
Fonte: Diegostraight

Uma das principais comidas típicas do Chile, o Pastel de Choclo tem um nome que pode confundir os brasileiros. Será pastel de chocolate? Nada disso! Não é nem pastel, nem de chocolate!

O Pastel de Choclo é um bolo de milho (ou “choclo”, em espanhol) salgado, introduzido na gastronomia chilena pelos indígenas mapuche.

A iguaria é feita com milho bem ralado ou até mesmo moído, até chegar ao ponto de pasta ou purê. Depois, acrescenta-se manjericão fresco, e pronto! Uma delícia!

Empanadas 

Um dos pratos mais famosos da América Latina também está entre as comidas típicas do Chile: as famosas empanadas!

Trata-se de uma espécie de pastel com massa de farinha de trigo ou purê de mandioca com os mais diferentes recheios. A iguaria é, então, frita no óleo de urucum ou assada.

No Chile, a versão mais popular é a empanada de pino, que leva carne moída, azeitonas, uvas passas e ovos cozidos.

Cazuela 

Levada pelos espanhóis para o país dos Andes, a cazuela chilena é um ensopado à base de carne bovina ou de peixe, com vegetais, caldo de batata, arroz e farinha de milho.

O prato é consumido tradicionalmente durante o almoço dos chilenos em todas as regiões do país.

Ainda existe uma variedade alternativa, a cazuela-de-vaca, que leva ainda mais ingredientes, incluindo maçarocas em cubos, cenoura, pimentão, aipo, alho-poró, abóbora e condimentos como coentro, páprica e orégano, entre outros.

Chacarero 

Chacarero
Fonte: Juan De Dios

Se você perguntar a um chileno o que ele come como lanche rápido, muito provavelmente a resposta que você vai receber é o chacarero.

O prato é um tipo de sanduíche recheado com carne bovina ou suína cortada em tiras (em vez de hambúrgueres), além de pimenta e tomate, bem como feijões-verdes, típicos do Chile.

O chacarero ainda leva ají verde, um tipo de molho de pimenta, e maionese caseira, tudo isso envolvido por pães caseiros bem macios.

Chupes 

A próxima delícia na nossa lista de comidas típicas do Chile é o chupes, um ensopado servido em uma torta e preparado com carne vermelha, frango, tripas de cordeiro, peixe ou até frutos do mar, como lagostins e moluscos.

Os ingredientes são preparados em uma panela com manteiga quente, batatas, cebolas e especiarias, incluindo diferentes pimentas. Depois, são adicionados caldo de galinha, água fervente e tomates.

Antes de servir a iguaria, a receita é misturada a leite ou creme de leite fresco, garantindo uma textura ainda mais cremosa e saborosa!

Porotos Granados 

Os Porotos Granados são uma das comidas típicas do Chile que surgiram em regiões campestres e logo chegaram às grandes cidades.

O prato é bastante nutritivo e leva ingredientes cheios de calorias, ideais para manter a temperatura corporal elevada mesmo em condições extremas do clima.

Uma das raras receitas vegetarianas do Chile, os Porotos Granados levam amoras, amendoim, milho, cebolas e ervas aromáticas.

Alguns cozinheiros adicionam, ainda, abóboras ou outros legumes para engrossar o ensopado.

No inverno, a receita sofre uma leve alteração e passa a se chamar Porotos com Rienda, substituindo o milho por macarrão.

Carbonada 

A carbonada é um prato popular não apenas no Chile, mas em diversos países da América Latina, como Argentina e Bolívia.

O ensopado é feito com trufas de zapallo, milho verde ou branco, além de carnes diversas, servido tradicionalmente com batatas fritas.

Antes de chegar à mesa, a carbonada recebe condimentos, incluindo orégano, tomilho, cebola, alho, salsa e pimenta.

Quais são as sobremesas típicas do Chile?

Depois de experimentar as comidas típicas do Chile, nada melhor que desfrutar de uma boa sobremesa, não é mesmo?

Nesse caso, você pode gostar da sopaipilla passada, uma massa frita à base de pão coberta por rapadura e especiarias.

Fonte: recetasgratis.net/

Os chilenitos são também bastante populares, uma espécie de alfajor, preparado com bolachas leves recheadas com dulce de leche, o tradicional doce de leite chileno.

Se você for convidado para uma festa de aniversário durante a sua viagem pelo Chile, você encontrará a torta mil hojas, ou “mil camadas”, no centro das atenções!

São camadas e mais camadas feitas com farinha de trigo e biscoitos, recheadas com doce de leite, marmelada, frutas secas e nozes.

Fonte: https://www.recetasgratis.net/

Deixe uma resposta

Assine a nossa newsletter

%d blogueiros gostam disto: