5 de dezembro de 2022

Culto de Missões já é um evento comum nas maiorias das igrejas não só no Brasil, mas no mundo todo. Acima de tudo, missões está no coração de Deus e é uma missão da igreja.

A maiorias das igrejas destina um dia por mês para realizar o chamado Culto de Missões ou Culto Missionário. Além disso, uma vez por ano realizam os congressos ou conferências missionárias.

Esses eventos missionários normalmente são organizados por um líder do departamento de missões da igreja.

Esse líder responsável por organizar o culto ou congresso missionário não tem tarefa fácil, mas os resultados são satisfatórios.

Certamente seu coração enche de alegria em fazer a obra do Mestre e ver almas salvas. Além disso, os eventos missionários servem para conscientizar a igreja da importância de fazer a obra missionária.

Se você é um líder e tem a responsabilidade de organizar os cultos missionários em sua igreja, confira esse guia completo com todas as informações necessárias para realizar um evento memorável de missões.

5 Objetivos para uma Conferência ou Congresso de Missões da Igreja

Quais são os objetivos para nossa igreja, ou qualquer outra igreja, para realizar um congresso de missões? É claro, nem todas as igrejas são iguais, mas esses objetivos devem ser comuns na maioria delas.

1. Se conscientizar sobre a importância de missões

Durante uma conferência de missões, uma igreja tem a chance de se conscientizar sobre a importância de missões enquanto missionários de todo o mundo se reúnem para testemunhar e apresentar seus campos missionários.

Os cristãos mais novos são capazes de entender o quadro geral da Grande Comissão e o impacto de longo alcance de sua igreja por meio de missões.

Cristãos experientes, lembrados da necessidade, desenvolvem um amor mais forte pelos perdidos.

2. Desenvolver relacionamentos com missionários

Seguir o modelo de Atos 13 dessa maneira permite que as igrejas tenham relacionamentos diretos com ainda mais missionários do que os enviados de dentro de sua própria congregação.

Na conferência de missões, há oportunidades ainda maiores para conhecer os missionários presentes, buscar entender os desafios e necessidades únicos de seus campos e aprender a orar por eles.

3. Desenvolver um coração missionário entre os jovens

Para os jovens, ouvir relatos em primeira mão do poder do evangelho em outros países e culturas é edificante para eles.

Além disso, os missionários testemunham na igreja onde os jovens são incentivados a conhecê-los pessoalmente.

Muitos jovens e estudantes de faculdades bíblicas sentiram o chamado de Deus para missões durante as conferências de missões.

4. Incentivar os missionários

Embora os missionários que participarão da Conferência nos edificam com seus testemunhos e experiências nos campos missionários, precisamos ser bênção para eles como igreja.

Ao compreender melhor suas necessidades ao longo do tempo com eles, podemos renovar nossas orações por eles.

E oramos para que a própria conferência, a pregação e comunhão sejam um encorajamento para eles.

5. Renovar nossos compromissos de doação para a evangelização mundial

Para um missionário ser enviado para um campo de missões é necessário recursos financeiros. Portanto, nós como igreja precisamos fazer nossa parte e contribuir. Em primeiro lugar, devemos orar e depois disso, contribuir com a obra missionária.

Como igreja, precisamos ser fiéis em nossos compromissos com a obra missionária.

O plano de Deus para dar às missões através da igreja local não apenas permite que Sua obra floresça em todo o mundo, mas dá aos cristãos a oportunidade de investir no eterno e ter frutos abundantes (Filipenses 4:17).

Como dirigir um culto de missões

Dirigir um culto de missões pode ser diferente em determinada denominação, mas o que vou apresentar aqui é o costume das maiorias das igrejas.

Portanto, como disse, meu objetivo aqui é te oferecer mais informações para que você possa organizar seu evento.

Ore por missões e pelo seu evento missionário

Em primeiro lugar, você como responsável por missões em sua igreja, deve orar pedindo a Deus orientação em tudo que for fazer.

A oração não só te capacitará para exercer tão importante ministério, como também te direcionará sobre o que fazer. Pois, Deus é vai te orientar nas escolhas e decisões a serem tomadas.

O mais importante é que você não fará sua própria vontade e sim a de Deus

Escolha a data para o culto, congresso ou conferência missionária

Se na sua igreja os cultos de missões são mensais, então não precisa se preocupar quanto a escolher uma data. Mas, se esse evento ocorre apenas uma vez por ano, será necessário você se programar com uma data específica.

Um conselho é, não deixe para se programar na última hora, mas comece com antecedência a se organizar e colocar na agenda.

Escolha o tema

Outra responsabilidade que você como líder do departamento de missões de sua igreja tem é o escolher o tema para o evento.

O mais importante você já fez, orar, então agora é só ficar atento ao que Deus vai te direcionar. Mas, lembre-se de dar preferências a temas que sejam bíblicos. Além disso, procure trazer temas atuais e relevantes para a igreja.

Com o objetivo de te ajudar, logo a frente deixarei uma lista de ideias de temas para culto de missões.

Escolha o pregador

Da mesma forma que escolher um tema para o culto ou congresso de missões é importante, escolher o pregador é uma grande responsabilidade. Porém, como líder do departamento e responsável por organizar o culto, deve-se levar a sério tal tarefa.

Antes de tudo, para escolher um pregador, ore a Deus e não se esqueça de pedir a opinião de seu pastor. Pois, além de ser seu líder espiritual, a direção de Deus pode ser confirmada através dele.

Escolha os louvores

Os louvores são outra parte do culto importante para se pensar. Certamente sua igreja preza pelo bom louvor e por isso precisa ser bem escolhido.

Existem vários louvores que falam de missões, mas seja criterioso na questão se eles são bíblicos. Além disso, você deve avaliar se os louvores estão alinhados com o tema escolhido.

Para que você tenha ideia de opções de louvores, deixarei mais a frente uma lista com algumas sugestões.

Ofertas para missões

O líder do departamento de missões tem como responsabilidade trabalhar para que seja levantado recursos para a obra missionária.

Estabeleça uma meta para a oferta missionária. Você pode fazer isso juntamente com seu pastor. Além disso, lance o desafio de alcançar a meta para toda a igreja.

Programação para culto de missões

1. Abertura (Boas-vindas)

2. Oração e/ou leitura inicial

3. Hinos congregacionais (Harpa cristã)

4. Leitura oficial (Se for congresso, abertura com oração do pastor)

5. Promoção Missionária (teatro, jogral, apresentação de slide, testemunhos, etc.)

6. Louvores (Individuais e/ou grupos)

7. Apresentações dos visitantes

8. Oferta missionária

9. Ministração da Palavra

10. Encerramento (agradecimentos e considerações finais)

É claro, essa ordem de programação é apenas uma sugestão. Cada igreja tem sua liturgia de culto, mas você pode fazer uma programação e anotar.

Decoração do culto de missões

O culto de missões deve ser bem decorado de acordo com o tema e objetivos. Um ambiente bem decorado também contribuirá para que as pessoas fiquem com aquele culto gravado em suas mentes.

Trabalhe painéis, cartazes, bandeirinhas, iluminações, etc. Mas não se esqueça de reservar um bom lugar para destacar o tema. Veja aqui algumas ideias de decoração.

Lembrancinhas para culto de missões

Já é de costumes das igrejas as lembrancinhas nos congressos e festividades. Todos amam receber lembrancinhas. Além disso, essa é uma excelente oportunidade para que o tema de missões vá para além do templo entrando na casa dos membros.

Entre as lembrancinhas mais usadas estão os marcadores de Bíblia e chaveiros personalizados. Mas você pode ser criativo e fazer algo diferente para além de impressionar, espalhar a palavra de Deus.

10 Temas atuais para culto e/ou congressos de missões

  1. Missões, projeto de Deus, tarefa da igreja.
  2. Missões, razão da existência da igreja.
  3. Levanta-te e vai, ainda é tempo de semear.
  4. Há vagas.
  5. A importância do Espírito santo na obra de evangelização.
  6. Ainda tem alguém que clama por salvação!
  7. Se você compartilhar, Jesus vai multiplicar!
  8. Com os olhos na missão e as mãos no arado.
  9. Tornando Cristo conhecido entre as nações.
  10. Ceifeiros da última hora, fazendo missões até o fim.

10 Temas bíblicos para culto e/ou congressos de missões

  1. Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas. (Isaías 52:7)
  2. Levanta-te para fazer missões (Atos 8:26)
  3. Não na nossa sabedoria, mas no agir e no poder do Espírito (1 Coríntios 2:4)
  4. A seara é realmente grande, mas onde estão os ceifeiros? (Mateus 9:36-38)
  5. Nações e povos clamam nessa última hora. (Salmo 72:11)
  6. Desperta oh igreja! Cristo precisa ser anunciado! (Romanos 1:16)
  7. É tempo de confiar nas promessas do mestre e fazer missões (Marcos 16:15-18)
  8. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? (Jonas 1:8b).
  9. Missões, prosseguindo para o alvo. (Filipenses 3:14)
  10. A unidade da Igreja e a obra missionária. (João 17:23)

7 Frases para culto de missões

1. “Não se esqueça das Missões no Carnaval e nem no Natal.” (Pastor e missionário Teófilo Karkle).

2. “O Espírito Santo quer tirar a Cegueira espiritual dos olhos da Igreja para ela Enxergar Missões como uma Janela aberta ao Mundo.” (Pastor e Missionário Teófilo Karkle).

3. “Quem não tem uma causa pela qual morrer não tem motivo para viver.” (Martin Luther King Jr.).

4. “Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário.” (David Livingstone).

5. “Eu amo ser missionário porque falar do amor de Deus e de tudo o que Ele já fez por mim retribui um pouco do bem que Ele me faz.” (Marianna Moreno).

6. “Onde há paixão fraca por Deus, o zelo para Missões também estará fraco.” (Jonh Piper).

7. “Se amamos a Deus, o amor por missões também deve estar em nós.” (André Lourenço).

16 Louvores para culto de missões

  1. Desejo missionário – Mara Lima (gravado por diversos cantores)
  2. Missões – Lauriete
  3. Abra os braços – Daniel e Samuel
  4. Se Precisar de Mim – Eyshila
  5. Eu Vou (África) – Fernanda Brum
  6. Profetizando às nações – Fernanda Brum
  7. O Espírito do Senhor – Kleber Lucas
  8. Eu tenho um chamado – Banda 4×1
  9. África – Voz da Verdade
  10. O Menino e A Multidão – Canção e Louvor
  11. Leva-me aos sedentos – Aline Barros
  12. Aceito o Teu chamado – Bruna Karla
  13. A quem enviarei – Michelle Nascimento
  14. Acima da Média – Bruna Karla
  15. Eu quero almas – Nani Azevedo
  16. A colheita – Alda Célia

7 Hinos da Harpa Cristã para culto de missões

1. Despertar para o trabalho (16)

2. Acordai, Acordai (63)

3. A Mão ao Arado (394)

4. Canto do pescador (149)

5. Deus nos quis salvar (160)

6. Fala do amor de Cristo (355)

7. A Seara Está Madura (601)

Sermões e estudos para Culto ou Conferências de Missões

7 Exemplos de missionários na Bíblia

1. Noé – 2 Pedro 2:5

2. Jonas – Jonas 3:2,3

3. Filipe – Atos 8:5

4. Paulo – Atos 13:1-3

5. Pedro – Atos 15:7

6. Apolo – Atos 18:24

7. Jesus – João 3:16,17

8 Versículos bíblicos para Culto de Missões

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18-20)

“Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos!” (Salmos 96:3)

“Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar.” (Marcos 3:14)

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? …como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!” (Romanos 10:13-15)

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.” (Atos 9:15)

“Novamente Jesus disse: Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio.” (João 20:21)

“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:8)

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)

Fonte: https://bibliotecadopregador.com.br

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: