5 de dezembro de 2022

A Entrada da Tenda (Êx 26.31-37; 36.35-38).Q

A porta (hebraico – paroketh): Na entrada frontal do Lugar Santo havia  uma cortina pendurada. Essa cortina era semelhante ao Véu que separava o Santo do Santíssimo, mas nela faltavam querubins bordados.

A cortina era pendurada em quatro ganchos de ouro. Essa porta deveria ser sustentada por cinco colunas de madeira de acácia revestidas de ouro. Essas cinco colunas da porta tinham capitéis (coroas) e ligaduras, as colunas foram fixadas em bases de bronze. As cores dessa cortina eram, azul, roxo (púrpura), vermelho e linho fino branco. A porta estava voltada para o lado oriental. Essa porta era denominada de primeiro véu (Êx 26.36).

  1. Esta é a entrada para a Tenda do Encontro. A Igreja é o lugar do Ministério sacerdotal. É onde os santos entram  para  receberem a  revelação do encontro com Jesus Cristo a Verdade (Jo 14.6).
  2. Sustentada por cinco colunas: Confeccionadas de madeira de acácia (humanidade perfeita de Cristo), revestidas de ouro (plena divindade de Jesus), revelam os cinco Ministérios para a Igreja: pastores, evangelistas, doutores, profetas e apóstolos (Ef 4.11).
  3. Os capitéis (coroas) apontam para o Senhor Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Mt 27.37).
  4. Ligaduras: os santos estão unidos em Cristo, pelo plano da Redenção e pelo Espírito Santo (Hb 2.9,10).
  5. Bases de bronze: O bronze (juízo) é uma constante no Pátio e vai findando na Entrada do Santo Lugar, para dar lugar ao ouro (glória). O cinco é o número da graça de Deus, manifestada em Cristo que foi julgado e morto pelos nossos pecados, apontando para o fim da Lei (bronze) e o inicio da Dispensação do Espírito Santo (ouro). As escrituras dizem que seus pés são “como colunas de bronze” (latão reluzente), Ele vem para julgar as nações (Ap 1.15).
  6. As cores: encontramos o equilíbrio perfeito do Senhor Jesus Cristo nos quatro Evangelhos, de sua natureza divina e humana. Ele era justo e puro (linho fino, branco) – Celestial divino (azul) – Rei (roxo) – o Servo, derramou seu sangue sacrificialmente (vermelho) (Mt 26.28).
  7. Ao passar pela Porta, e adentrando no Lugar Santo, podíamos ver três móveis sagrados e uma cortina de separação: do lado Norte a mesa dos pães da proposição, do lado Sul o candelabro de ouro, do Oeste o altar do incenso e o véu que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Hb 9.2,3).

Pastor Antonio Romero Filho

Sobre o Autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: